Yayoi Kusama - Obsessão Infinita



 Galera! Vocês não sabem o quão linda é essa exposição, de verdade, vocês devem ir e se puderem ir mais de uma vez, eu indico à vocês que sim, vão mais de uma vez, por que apenas uma ida não te da a oportunidade de prestar atenção em cada detalhe, falo por experiência própria haha mas eai, tudo bem com vocês?

 Hoje eu vim aqui pra falar um pouquinho sobre a exposição de uma mulher incrível chamada Yayoi Kusama, uma japonesa que está nos seus 80's e ainda faz obras literalmente incríveis. Yayoi possui uma obssessão infinita, como diz o nome da exposição, por bolinhas, por inúmeras bolinhas de todas as formas, de todas as cores e em qualquer coisa, é realmente incrível, em fotos isso vai ficar mais claro pra vocês. Tudo o que Yayoi produz, diz ela, ser fruto de alucinações que ela pode enxergar, ela também coleciona muitas outras coisas, como cartas de correio ou notas de um dollar que ficam expostas em quadros, e também tem obsessão por sexo, principalmente por homossexuais homens, tanto é que ela possui uma obra gigante em formato de pênis, que na minha opinião pareciam mais com dedos humanos haha Mas chega de falar e vamos começar a ver um pouquinho da exposição né? A exposição é dividida em 5 salas, então eu vou dividir as fotos em 5 partes e explicar o que se encontrar em cada uma, vamos lá.

SALA 1

 A primeira sala da exposição se encontra logo de encontro a entrada do Instituo Tomie Ohtake, o qual está sendo responsável por abrigar as obras de Yayoi Kusama, e ela apresenta diversos quadros de Yayoi com vários ângulos diferentes de visão, e são bem paranóicos, e ninguém nunca chega a um consenso pois cada um tem uma visão diferente do que se encontra nos quadros, o interessante mesmo é levar as crianças pra conhecer e visitar o espaço, por que a visão delas pra arte é muito mais aberta. No espaço também se encontra obras do lado sexual de Yayoi, onde o que se encontra dentro dos sapatos, ela chama de pênis. E a mala dourada é feita com macarrão.

obs:: as obras em quadros ou as que estão em molduras não podem ser fotografadas, apenas obras como estas.


SALA 2

 A segunda sala, se encontra logo após a primeira no decorrer de um corredor cheio de fotografias de Yayoi em suas melhores idades, e suas obras mais importante, como a arte que ela elaborou e foi arte das lojas da Louis Vuitton no ano passado, que hoje virou tendência em roupas e denominam-se Polka Dots. Ao entrar na sala você da de cara com uma tela em slides com fotos de Yayoi em uma sessão de fotos com um fotógrafo japonês, depois você encontra vários de seus próprios desenhos de obras que posteriormente ela chegaria a fazer, relatos de revistas, e o mais interessante, Yayoi Kusama foi a pessoa que celebrou o primeiro casamento homossexual, então encontram-se nesta sala várias fotos de tal momento. Também neste espaço temos a sala de espelhos infinitos com as famosas Polka Dots, é a coisa mais lindo do mundo.


SALA 3

 Sou suspeito para dizer mas, a terceira sala foi a minha preferida e continuará sendo, por que podem ter certeza, eu vou voltar lá haha A terceira sala apresenta uma sala de estar, cheia de bolinhas de todas as cores possíveis, e ela tem aquela luz que deixa todas as cores em neon sabe? Então imaginem vocês de branco dentro da sala haha até suas roupas íntimas ficam em destaque, é simplesmente incrível. Depois temos um corredor cheio de quadros enormes pintados por Yayoi, e todas as obras, sem exceção, apresentam rostos ou olhos. Por último você encontra a sala de espelhos infinitos, com luzes lindas, e não tem como explicar, vou mostrar pra vocês.


SALA 4

 Quase por último, temos uma sala pequena, em formato circular que abriga várias bolas gigantes com bolas pretas pintadas, e uma televisão, a qual Yayoi Kusama está falando em japonês, sua língua nativa.  Essa não é uma sala muito atrativa, pois apresenta apenas bolas gigantes as quais não podem ser tocadas.


SALA 5

 O ambiente de número 5 é um dos mais divertidos pra levar as crianças, podem ter certeza, por que até eu me senti uma grande criança lá dentro haha A princípio era uma sala completamente branca, mas por um acaso ficou cheia de bolinhas, adivinhem por que? Você mesmo faz a arte lá dentro, ao entrar na sala você recebe uma cartela de adesivos em formato circular pra poder usar lá dentro, e as regras são simples: não cole nenhum adesivo no corpo, devolva a cartela vazia ao sair da sala e divirta-se fazendo sua própria obra de arte.


  O que acharam da exposição galera? Eu estou tão apaixonado que, não irei sair de lá enquanto ela não ir embora haha Bom vou dar as coordenadas pra quem quiser ir pra exposição então.

   São Paulo - SP
   Rua Coropés, 88
   Av. Faria Lima - Instituto Tomie Ohtake
   Entrada: franca (de graça)

Comentários do Facebook
4 Comentários do Blogger