Moda: Será o Curso Certo?

 
    Uma pergunta que sempre vem a minha cabeça, é se moda é o curso certo pra mim, e acho que muita gente que também curte moda, de maneira que leva isso no seu dia a dia claro, deve ter a mesma dúvida  que eu tenho, em saber se moda não seria uma boa para se formar, e trabalhar com tal coisa.

    Muita gente vem me perguntar o que eu vou querer cursar depois que acabar o ensino médio, e eu nunca sei o que responder, por que ainda sou meio indeciso sabem? Ao mesmo tempo que eu quero cursar moda, eu também tenho incerteza, quando o assunto em questão é moda. Como eu acho interessante passar algumas informações pra vocês, que me interessam também, e me fazem pesquisar e entrar um pouco mais afundo em todo assunto comentado aqui no blog, hoje eu vim tirar algumas dúvidas sobre: "será que o moda é o curso certo pra mim?"

 SOBRE O CURSO

   A moda, como todos devem saber, é uma área de grande crescimento no Brasil, em São Paulo principalmente, como exemplo temos o SPFW (São Paulo Fashion Week), um evento de grande escala, relacionado à uma semana inteira dedicada somente a moda. Se você acha que se veste bem, os outros elogiam a maneira a qual você se veste, e você está sempre antenado ao mundo fashion, por que não tentar saber se moda é o curso certo para você?

Detalhes:

- Duração do curso: 2 a 4 anos, depende da instituição.
- Matérias normalmente oferecidas: História da Moda, Linguagem Visual, Desenho de Moda, Modelagem, Produção de Moda e Marketing de Moda.
- Algumas instituições que oferecem o curso em São Paulo: Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), Belas Artes, Faculdade Santa Marcelina (FASM)

Preços:

 Os preços variam de acordo com a instituição escolhida, existem federais que também oferecem o curso de design de moda, como exemplo temos a Univerdade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que são de graça e oferecem o curso de bacharel em moda, com duração de 4 anos. As faculdades particulares, ou seja, que são pagas, tem a mensalidade do curso de design de moda em torno de R$1.400,00 à R$2.300,00, não é um preço barato a se pagar, mas os melhores cursos de bacharel em moda se encontram em faculdades particulares.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER

   Muitas faculdades particulares que oferem o curso de design de moda, tem as incrições abertas para os vestibulares, para início em janeiro de 2015, agora no meio do ano, em junho/julho, então se você está pensando em prestar vestibular para design de moda, procure saber sobre as datas de inscrição e o requerimento da bolsa de estudos, como funciona o sistema de cada faculdade, por que a maioria delas oferecem bolsa de estudos para os alunos com baixa renda familiar, como por exemplo bolsas de 100% para alunos com renda familiar abaixo de 2 salários mínimos mensais, e bolsas de 50% para alunos com renda familiar abaixo de 4 salários mínimos mensais, e também oferecem bolsas de mérito, para alunos que tiram nota máxima no curso escolhido.

Perguntas frequentes sobre moda: 

"Não sei desenhar mas meu sonho é fazer moda, eu posso?"
- Sim, para fazer moda você não precisa saber desenhar, até por que isso se aprende também no curso, e dentro do curso de moda existem diversas áreas de trabalho que você pode se especializar, como jornalismo de moda por exemplo, você não precisará saber desenhar se optar por essa área, mas dentro do curso você irá aprender, mas se por exemplo, você optar por ser estilista, é óbvio que saber desenhar será essencial para poder colocar suas ideias em prática.

"Moda será minha última opção caso eu não saiba o que fazer"
- Tenho apenas uma coisa a falar sobre pessoas que pensam coisas deste tipo, moda não é um curso opcional, e de última escolha, você tem que gostar de moda para poder fazer o curso, não adianta você levar isto como última opção se você não curte o curso e fazer apenas por fazer, moda querendo ou não, requer muita imaginação, muita inspiração, e se você não é ligado à este mundo, dê a chance aos que realmente gostam, e querem tal curso.

"Quais são as matérias que caem em um vestilbular para design de moda?"
- Muita gente acha que moda é uma área específica, e que as provas são totalmente diferentes e que façam perguntas relacionadas à tal curso, mas não, as provas para se passar em design de moda são as mesmas provas, as mesmas matérias de outros vestilbulares, algumas diferenças para se passar, não somente em design de moda mas em todos os cursos relacionados a arte, existe uma prova de desenho, em que há um tema para o desenho, como se fosse uma redação para o ENEM sabem? Eles te passam um tema, e você faz a redação de acordo com o tema, porém em moda, você relaciona o tema ao seu desenho.

"Quais são as áreas de trabalho em moda?"
- A maioria pensa que moda é uma área restrita a apenas desenhar, e fazer modelagem de peças, e trabalhar com roupa e tudo mais, mas não procuram saber quais são os trabalhos que se relacionam à moda de maneira simples, não deixa de ser ligado a moda e somente fechado para está área, ou seja, você tem realmente de amar tal profissão para poder segui-lá. As áreas de trabalho se estendem em: confecções de moda, indústria e aviamento e acessórios, departamento de compras, empresas de varejo de moda, empresas de acessoria, marketing visual e merchandising, empresas de produção artística na criação de figurinos, empresas de pesquisa e consultoria, meios de comunicação e produção na área de moda.

  Se ainda lhe resta alguma dúvida, de se moda é o curso certo pra você, você pode fazer os famosos testes vocacionais que ajudam muito a decidir tal dúvida, mas procure fazer os testes que já são voltados ao mundo fashion, e que fazem perguntas relacionadas ao mundo da moda, para sabe se você realmente sabe e se é o certo pra você, vou deixar o link para vocês poderem fazer o teste e comentem para que eu saiba se você realmente são aptos à moda, eu já fiz, façam vocês agora: Teste Vocacional

  Vou deixar um vídeo para que você veja como realmente é tudo na prática, e como tudo rola em torno da moda com as mãos na massa: Design de Moda - Vídeo

  Espero ter ajudado um pouco vocês, por que também me ajudei bastante já que tenho a mesma dúvida que milhares de vocês, então espero ter ajudado em algo. Até a próxima galera.


Me acompanhe nas redes sociais:
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger